domingo, 21 de dezembro de 2008

Três fundamentos


Salva-te se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenha em parte alguma da planície, mas foge para a montanha, senão perecerás." (Gênesis, 19,17)



Queres conservar tua vida? Então existem três coisas fundamentais a se fazer:

1 – Suba para a montanha – Subir para a montanha significa achar um ideal na vida. Saber aonde queremos chegar. Significa abrir novos horizontes. O mundo se afasta para deixar passar todo aquele que sabe para onde vai.

2 – Não te detenhas em parte alguma da planície – Não se perder nos problemas cotidianos. Não se deter por coisas pequenas. Saber relegar aquilo que não é importante. Não existe nenhuma pessoa no mundo que não tenha passado ou não esteja passando por problemas. Faça dos problemas um impulso para a vitória.

3 – Não olhes para trás – Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida. o passado não interessa. Afinal de contas, quem se prende ao passado acaba se transformando como a mulher de Lot, numa estátua de sal (cf.Gènesis,19,26), que significa uma pessoa parada, deprimida, voltada demais para si mesma...Então, na grande caminhada que temos, jamais podemos perder tempo com coisas que não sejam absolutamente essenciais e importantes. Outra coisa importante: viva como alguém que vai morrer um dia. Infelizmente muitos vivem como se não fossem morrer e morrem como se não tivessem vividos. Tudo o que temos e tudo o que somos nós iremos perder. Quem não perde não ganha. Essa é a lógica de Cristo.

É importante ressaltar que a certeza da perda não deve nos provocar uma superficialidade na vida e em nossos relacionamentos.

Não é porque vou morrer que vou viver de qualquer jeito. Não. O fato de saber que vou perder deve levar-me a saborear cada minuto da convivência com as pessoas, com Deus, comigo mesmo, com a natureza e com o mundo. O fato de saber que vou perder deve levar-me a saborear a vida com parcimônia. Veja: o pássaro, mesmo preso numa gaiola, continua cantando. Não existem gaiolas no mundo que sejam capazes de silenciar o canto do pássaro, seu canto vem de dentro. Assim também, nada nem ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes. Somos feitos para o infinito, logo, temos fagulhas desse infinito dentro de nós.

Os problemas não podem aprisionar nossos sonhos e nossos projetos, por isso mesmo não podemos nos deter na planície e nem olhar para trás. É preciso encontrar nossa montanha.

Esse esquema de salvação apresentado pelo autor sagrado se adapta perfeitamente a todas as situações difíceis de nossa vida: doença, morte, perda de bens materiais, dependência química, depressão...

Precisamos encontrar em Jesus a força para nossa transcendência: a pessoa só conseguirá sair de uma situação com Alguém que a impulsione para o Alto.

Não entregues teu coração à tristeza e nem atormentes a ti mesmo nos teus pensamentos. A alegria do coração é saúde...e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria torna mais longa a sua vida! Tem compaixão do teu coração e torna-te agradável a Deus e sê firme. Concentra teu coração na santidade e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos e na tristeza não existe nenhuma utilidade”

(Eclesiástico, 30,22-27)

Texto extraído do livro Depressão - Onde está Deus? Dr.Roque Marcos Saviol - Ed.Gaia

Dr.Roque Marcos Savioli é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade de Saúde Suplementar do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Espiritualista dentro do dogma da Igreja Oriental

Um comentário:

DRESSA disse...

Bel realmente , esses tres fundamentos são essenciais para nossa vida , nossa aprendizagem! obrigada por me lembrar disso bjusss no coração Dressa!!!