segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Onde está minha alma gêmea?


Ao longo de dez anos de atendimentos, já ouvi esta pergunta inúmeras vezes, especialmente vinda de mulheres. Acredito que existem muitas almas gêmeas e não apenas uma. Ou seja, penso que há várias possibilidades de encontros amorosos profundos e verdadeiros entre pessoas.

Também estou acostumada a ouvir que "O amor nunca dá certo pra mim.". E me questiono, será?

Se um namoro de cinco anos termina não significa que ele não deu certo, na minha opinião. Mas sim que ele durou cinco anos e não mais do que esse tempo. Ou será que o casal passou cinco anos num relacionamento infeliz? Poucas pessoas são masoquistas a tal ponto.

Muitas pessoas foram educadas para pensarem que um relacionamento íntimo deve durar até o final da vida. Aquela famosa frase que vemos nos filmes e contos de fadas: "E então eles foram felizes para sempre...". Esqueceram de acrescentar "enquanto o amor existiu".

Infelizmente (ou não), a maioria dos relacionamentos amorosos não dura até o final desta vida. Ainda mais hoje em dia que as mulheres podem trabalhar fora de casa e garantir seu sustento. Muitas rompem seus relacionamentos quando não há mais amor, nem carinho ou respeito e vão buscar um novo relacionamento mais satisfatório. Penso que estão certas, mesmo quando há filhos na história. Pois os filhos sofrem muito ao verem pais infelizes e acabam acreditando que casamento é infelicidade quando convivem com pais amargurados ou que brigam o tempo todo. É melhor o casal se separar do que ficar tendo inúmeros conflitos e desgostos vivendo sob o mesmo teto.

Ao longo das existências, temos várias vidas e também vários parceiros amorosos. O relacionamento que deu certo no passado, não necessariamente vai dar certo no presente, pois os espíritos mudam e os egos (eus) também. Duas almas que se conheceram no passado e se amaram muito podem dar certo hoje, mas também podem não combinar mais. Aquele homem que uma mulher conheceu na vida passada pode não ser mais o mesmo hoje, pode ter mudado um pouco ou bastante. Pode até ser uma mulher hoje, pode ter um outro gênero. Pode ser uma criança, adolescente ou idoso.

Muitas mulheres que antes eram submissas e obedeciam aos maridos hoje não são mais, pois a realidade é outra. Dois espíritos que combinavam muito bem no passado, podem hoje estar com os gêneros invertidos e essa nova combinação pode dar certo ou não. Não há garantias no amor. Quem quer viver um grande amor, precisa se concentrar no presente e vivê-lo da melhor maneira possível, pois o futuro ninguém sabe.

Quem garante que o amor vai durar para sempre? Ninguém pode garantir. Mas pode ser eterno enquanto durar. Compliquei demais? É simples: viver o amor como se ele fosse durar para sempre, mas, se ele acabar, aceitar a realidade dos fatos e partir para o encontro com a próxima alma gêmea. A fila anda rápido hoje em dia, bem mais do que no passado da humanidade, quando mulheres se enlutavam para demonstrar seus sentimentos pelo marido falecido.


Não existe um tempo certo ou seguro para a duração de um grande amor. Mas penso que, se ele durar dois meses, já valeu à pena. Pois as pessoas envolvidas terão vivido dois meses de um amor intenso, com muita felicidade e prazer para ambas. Depois disso, estão livres para viver um outro amor, que pode ser igualmente bom ou até melhor. Por que não? A perda é dura, mas passa tão logo for aceita.

Agora uma coisa é certa: quem fechou seu coração e decidiu que não quer saber de mais ninguém, não poderá viver um grande amor, nem encontrar sua alma gêmea. O amor é só para os corajosos, para aqueles que se arriscam a amar muito e a perder a pessoa amada. Sempre digo que não há cem por cento de segurança no amor, pois não existe nenhum seguro afetivo que cobre a perda do amor. Existe sim, o amor próprio que reconstrói qualquer perda na vida. Esse precisa sempre estar presente na vida de uma pessoa.

Respondendo à pergunta do título do texto, sua alma gêmea pode estar em qualquer lugar do planeta, mas você só vai achá-la se tiver coragem e estiver de coração aberto. Do contrário, ela passará despercebida.


JustificarValéria Centeville-Psicóloga e Terapeuta de Vidas Passadas.


Nenhum comentário: