terça-feira, 5 de outubro de 2010

Espiritualidade: a intimidade com o Ser Maior Criador Deus



Todos nós mantemos algum tipo de relacionamento com nosso Ser Maior Criador Deus, seja consciente, inconsciente, positivo, negativo, ou simplesmente com neutralidade.

No entanto, o relacionamento que irá preencher nossos corações será aquele que for amoroso, confiante e íntimo.

A intimidade com o Onipresente é sempre calorosa, familiar e agradável.

Sermos agradáveis com o TODO não significa sermos superficiais.

De fato, ao nos relacionarmos com nosso Ser Maior Criador Deus em intimidade de espírito é muito menos superficial, do que pessoas que muitas vezes assumem relação formal e distante.

Vamos lá refletir sobre o tema?

A intimidade próxima com Deus por si só é!

Deus não está ouvindo nossas orações ao longe. Ele sabe o que está em nossos pensamentos e sentimentos, compreende nossos corações profundamente, a partir do nosso Ser Interior Alma.

Viver o relacionamento correto com Deus é termos consciência de que o vínculo é através de nossos corações.

Reflexão, oração, meditação no silêncio de nós mesmos são formas verdadeiras da conversa íntima com Deus, em uma troca honesta e amorosa em que nos aproximamos com coração aberto, conversando com Ele, e ouvindo-O.

Como em qualquer relacionamento, sabemos como é importante, o nosso jeito de ser e sinceridade, ambos trazendo qualidade da comunicação.

Disse Mestre Jesus: "Meu Pai, que os recomendou a mim, é maior do que todos; e ninguém poderá arrebatá-los da mão do meu Pai. Ao vislumbrar as obras múltiplas e ao contemplar a imensidão assombrosa da criação quase ilimitada de Deus, podeis vacilar quanto ao vosso conceito da Sua primazia; contudo, não deveis vacilar em aceitá-Lo como sendo firme e eternamente entronizado no centro de seus corações e de todas as coisas, e como o Pai beneficente de todos os seres inteligentes. Não há senão um único Deus e Pai de todos, em tudo e acima de tudo, e que é anterior a todas as coisas e em Quem consistem todas as coisas". (Livro de Urantia 51.3)

Alguns princípios básicos auxiliam para mantermos um bom, íntimo e forte relacionamento com Deus.

Primeiro aceitar a presença de Deus. Deus está aqui, mas o problema é que quando estamos inconscientes não sentimos muito o benefício da presença de Deus.

Queremos e precisamos de uma experiência estreita na relação pessoal com Deus.

Para isso, a primeira coisa que precisamos, repetindo, é aceitar que Deus está conosco no Aqui Agora e sempre.

Quando oramos com a presunção de que Deus não está conosco, estamos apresentando uma situação difícil a Ele: Como poderemos ter uma conversa com Deus achando que não está aqui? Como Deus pode falar conosco nessas condições?

Por exemplo: Entenderemos melhor o dilema de Deus, caso imaginemos a situação de uma pessoa sentindo nunca ter tido alguém a quem se confidenciar: "Eu não tenho ninguém para conversar. Ninguém me ouve".

Estando diante da pessoa sentimos: "Ei, eu estou aqui te ouvindo agora! Você não me vê aqui?"

Essa pessoa torna difícil poder ajudá-la e confortá-la, porque não está nos vendo ou ouvindo.


De idêntica forma, não aceitando a presença de Deus, será impossível receber amor, bênçãos e orientações de Deus como Resposta da Vida. Faz sentido?

Além disso, quando oramos com a crença de que Deus está ausente ou distante, reforçamos o nosso sentimento de distância com Ele.

Vejamos como: Ao nos concentrarmos na tentativa de chegar a Deus, como se já não estivesse conosco, aumentamos nossa convicção de que Ele não está conosco.

Então, sentindo a distância, criada nesta situação, tentamos mais, orando em voz mais alta para chegar a Deus, mas que só faz parecer ainda maior a distância.

O círculo vicioso então se estabelece: nos tornamos mais e mais convencidos de que Deus está longe, e ao mesmo tempo, Ele torna-se cada vez menos capaz de chegar até nós, porque estamos fechados para a realidade de que Ele está conosco no Aqui Agora.

Para podermos nos sentir perto de Deus, devemos parar de pensar que Deus está distante de nós!

A verdade é que como Seres Divinos, Deus está sempre no nosso coração. Correto?

O Deus que está longe não é verdadeiro. Não precisamos gritar para chamar atenção: Deus verdadeiro não é surdo nem propenso a ignorar nossas chamadas. Ele está sempre ao nosso lado, dentro de nós, e de todos ao nosso redor.

Deus ouve e responde a cada sussurro de nosso coração!

Então, falemos para Deus não como se Ele estivesse longe, mas como seus amados.

Esta é a base para a oração, significativa e funcional.

Como segundo princípio básico devemos trazer nossas qualidades e virtudes à presença de Deus.

A oração é um dom de Deus para nós e não apenas um pedido!

Quando trazemos atitudes amorosas e intenções para Deus em oração, Ele fica feliz.

Este é o nosso presente para o Divino.

Além disso, 'trazer nossas qualidades e virtudes' refere-se a estarmos presentes com Deus.

Não só é importante aceitar a presença de Deus em oração, mas também, estarmos presentes conosco mesmos em coração e Alma. Nossa presença é um grande presente para Deus.

Quando telefonamos ou visitamos um amigo querido, percebemos que o estamos fazendo feliz . O mesmo é verdade com Deus.

Deus quer permanecer ao alcance de um toque nosso.

Deus nos ama, nos quer por perto, e fica feliz por ser lembrado por nós. Dói a Deus quando nos esquecemos Dele, ou tentamos seguir nossas vidas sem Ele. Está claro?

Deus fica muito feliz quando nos lembramos Dele e deseja amorosamente estar conosco.

Muitas vezes, pensamos que Deus não precisa de nós. Ele anseia por uma relação profunda conosco, necessita de nosso amor, da nossa atenção, da nossa lealdade.

Assim como em qualquer relação humana, a única maneira sincera de desenvolver uma profunda e comprometida intimidade com Deus é amando-O.

Então, quando formos a Deus em oração, reflexão ou meditação, façamos com plena consciência de quais pensamentos, sentimentos e ações estamos revelando, e qual importância damos para o relacionamento de intimidade entre nós e Deus, que é único para cada um de nós.

Que nossas orações sejam sinceras expressando uma comunicação de profunda intimidade e amor.

Tais orações são poderosas afirmações do amor, da verdade e da bondade da nossa relação de intimidade com nosso Ser Maior Criador Deus.

Ouça e participe do nosso Programa 'Veredas da Espiritualidade' - Programa na Rádio Universo: www.radiouniverso.com.br toda sexta-feira às 22:00h.

Por Marcos Porto



Nenhum comentário: