sábado, 14 de agosto de 2010

Ciúmes na medida...


Acredito que o ciúmes que sentimos em determinadas ocasiões pode ser considerado normal, e até aceitável.

Alguém descaradamente flerta com o meu namorado, ignora a minha presença, faz charme, caras e bocas, e ele disfarçadamente olha ....é claro que sinto ciúmes!

Aliás esse ciúmes é inato e cumpre inclusive um papel importante na preservação da relação.

A gente costuma dizer que um pouco de ciúmes tempera a relação, e faz até que o outro se sinta querido, amado....
Sabe aquela célebre pergunta: Voce está com ciúmes de mim? Mas que a gente gosta? Sente prazer?

Mas o que é considerado ciúmes normal e patológico?

O ciúmes normal é aquele que acontece com um motivo ocasional, dura pouco , desaparece e a gente continua vivendo com outros interesses, motivações, ocupações...
A gente sofre por um curto período, mas não alteramos o curso da nossa vida- e nem a do parceiro.

O ciúmes patológico é aquele que você vive 24 hs por dia sofrendo, e sendo consumido pelo ciúmes, vasculhando bolsos, bolsas, mensagens em celulares, computador...Ligando e controlando cada passo e respiração do parceiro.

O ciumento doentio faz com que a pessoa que é o alvo do ciúmes passe a viver encarcerado na relação à dois, sufocado...até o dia "quem sabe" da total libertação do aprisionamento.

Existem no entanto, perfis diferentes de ciumentos.

Os mais vulneráveis são aqueles que tem baixa auto-estima. Aqueles que consideram os seus parceiros melhores do que eles e acreditam que se ainda não foram traídos , um dia serão.
Estes geralmente sofrem calados, sozinhos e não costumam tomar atitudes em relação ao seu sentimento, o que também os deixam depressivos.

O ciumento obsessivo são caracterizados pelos questionamentos repetitivos do parceiro. Os que reiteradamente fuçam indícios de traição e são consumidos pelas dúvidas, fantasmas e imagens criadas pela “suposta traição”.
É claro, que em alguns casos assim, muitas vezes é aconselhável um acompanhamento terapêutico.


Entretanto existe uma fórmula que pode aliviar as crises de ciúmes.

- Invista sua energia cuidando do seu amor, mas principalmente de você.

- Uma vida saudável à dois, antes representa uma vida interior saudável.

- Gaste sua energia naquilo que lhe dá prazer.
- Estude, trabalhe, faça uma dança, um esporte, um curso e se torne uma pessoa mais atraente por dentro e por fora....assim você não terá tempo para ficar pensando na possível traição...Funciona!!!



"Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Miguel de Cervantes)


Por Silvana Gildice - Terapeuta e conselheira metafísica Terapia de Imagens Visuais - Numerologia - Terapia de Vidas Passadas.


Por Silvana Giudice é terapeuta e conselheira metafísica Terapia de Imagens Visuais - Numerologia - Terapia de Vidas Passadas.

Nenhum comentário: