terça-feira, 12 de maio de 2009

Varrer o lixo


Você é o que é por causa daquilo que entra na sua mente.
Zig Ziglar

Ha muitos anos, na primeira vez que ouvi Zig Ziglar falar, ele disse diversas coisas que chamaram minha atenção. Uma delas era uma pergunta: "Você deixaria que alguém entrasse na sua casa e despejassse o conteúdo de um enorme saco de lixo bem no meio da sua sala?"
Até aquele momento, creio que ninguém no auditório tinha idéia do seu propósito com aquilo, porém ele esclareceu tudo com a pergunta seguinte: "Se vocês não permitiriam que alguém esvaziasse um saco de lixo bem dentro de sua mente?"

Ele prosseguiu, falando sobre as muitas fontes de onde as palavras saltam sobre nós todos os dias e sobre o poderosos efeito que podem exercer. Também nos lembrou de que a simples atitude de prestarmos mais atenção no que entra no nosso "sistema" nos permite fazer uma varreadura para eliminar grande parte desse material negativo. Temos como trocar o canal da televisão, mudar de emissora de rádio, fechar as páginas de uma publicação que consideramos ofensiva e evitar, pelo menos em alguma medida, a presença de pessoas que nos arrastam para baixo com conversas sombrias.

Em outras palavras, podemos, sim, nos livrar de uma boa quantidade das mensagens negativas que estamos sujeitos a absorver.

Nenhum comentário: