sábado, 17 de setembro de 2011

Doutor, só pode ser engano, eu não tenho depressão!



Em uma determinada manhã, eu estava com uma uma intensa enxaqueca, mal-estar, desânimo total, quando peguei o telefone e chamei um táxi. Assim que o táxi chegou, seguimos rumo ao consultório de um grande amigo e médico que conheço há mais de vinte anos.
Relatei ao médico minhas queixas, fui examinada, respondi a vários questionamentos e então veio o diagnóstico: "Elaine, você está com depressão!". Dei uma risadinha sarcástica e perguntei ao doutor se ele estava brincando comigo, fiquei brava e saí da sala. Quando eu já estava saindo da clínica, o doutor veio atrás de mim com alguns panfletos na mão e disse: "Leia, se tiver qualquer dúvida me ligue".

Saí do consultório pisando firme e pensando em tudo o que eu já tinha ouvido falar sobre depressão e, definitivamente, eu não poderia me encaixar naquele diagnóstico; voltando para casa resolvi ler os tais panfletos, todos eles falavam sobre depressão e seus sintomas, sendo que no que se refere aos sintomas, identifiquei-me com 95% deles, comecei a chorar e, no dia seguinte, iniciei meu tratamento.

Confesso que sempre tive uma péssima visão sobre depressão, achava que era doença de rico, ou de mulher preguiçosa, e eu que sempre fui uma pessoa muito ativa, trabalhadora, alegre e acelerada, tive que me ausentar do trabalho por quatro meses, tomei vários medicamentos, fiz várias terapias, tive muita fé e graças a Deus fui abençoada com uma família maravilhosa, que entendeu e respeitou minhas limitações durante a recuperação.

Ter depressão mudou minha vida em vários sentidos, fui demitida da empresa onde trabalhei durante doze anos, ganhei muitos quilos extras, minha memória, libido, auto-estima, força, vaidade, tiveram quedas significativas. Hoje estou bem, aprendi com vida a rever muitos conceitos.
Depressão é coisa séria, se você se identificar com os sintomas, procure um médico. A vida é um sol radiante e não as trevas frias e sombrias que a depressão insiste em nos mostrar.

Principais sintomas:

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos.

Perda de energia ou interesse;
Humor deprimido;
Dificuldade de concentração;
Alterações do apetite e do sono;
Lentificação das atividades físicas e mentais;
Sentimento de pesar ou fracasso.

Outros sintomas que podem vir associados são:

Pessimismo;
Dificuldade de tomar decisões;
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas;
Irritabilidade ou impaciência;
Inquietação;
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer;
Chorar à toa;
Dificuldade para chorar;
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou;
Sentimento de pena de si mesmo;
Persistência de pensamentos negativos;
Queixas freqüentes;
Sentimentos de culpa injustificáveis;
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.

Por Elaine Mattos Victor


Nenhum comentário: