sábado, 20 de agosto de 2011

Exercício para Ansiedade


Esse exercício foi criado especificamente para quem tem problemas com ansiedade, medo, baixa auto-estima e conflitos internos.

Sente-se em uma cadeira confortável com os pés no chão e as mãos no colo.
Escolha um lugar na parece que esteja um pouco acima do nível dos olhos. Olhe fixamente para esse ponto e a medida que faz isso conte até 20. Feche os olhos lentamente quando estiver chegando próximo ao 20.

Respire profundamente e expire lentamente. Com cada inspiração, enche seu peito e barriga e imagine a respiração em paz e calma. Com cada expiração, sinta seu peito e barriga relaxarem e acabarem com a tensão e com todas as coisas que atrapalham seu relaxamento. A essa altura vai notar que a calma toma conta de você.

A seguir, aperte com força os músculos de suas pestanas. Feche os olhos o mais apertado que puder. Depois, lentamente, deixe os músculos de suas pestanas relaxarem. Observe como eles relaxam. Depois os músculos do seu rosto. Do pescoço até os ombros e braços, peito e depois todo o corpo. Os músculos vão entender a deixa do relaxamento de suas pestanas e vão relaxar progressivamente até embaixo, na solas dos pés.

Depois de todo o seu corpo estar relaxado, imagine-se no topo de uma escada rolante. Pise na escada e desça, lentamente, contando de trás para diante a partir do 20. Quando chegar embaixo, provavelmente estará muito relaxado.

Aprecie a tranqüilidade durante vários momentos. Depois volte para a escada rolante e suba. Conte até 10. Quando chegar no topo da escada, sinta-se num lugar onde esteja confortável, que seja agradável para você. Um lugar que você possa imaginar com todos os seus sentidos. Seu refúgio pode ser um lugar real ou imaginário. Pode ser qualquer lugar que goste de estar e passar o tempo. Imagine esse local com todos os seus sentidos por vários minutos.

Nesse momento sua mente está madura para mudança.

Comece a imaginar como gostaria de ser; não como é atualmente, mas como quer ser. Planeje passar pelo menos 20 min por dia nesse exercício de reabastecimento e que tem o poder de mudar sua vida. Você vai ficar surpreso com os resultados.

Durante cada sessão, escolha uma idéia, um ideal ou um estado de sentimento para se concentrar nele. Fique com a idéia, ideal ou estado até que possa se imaginar envolvido por essa idéia, ideal ou estado de sentimento. Por exemplo: Se quiser ficar mais relaxado, veja-se em um estado de calma, imaginando-o com todos os seus sentidos. Veja-se relaxado. Interaja com os outros de modo positivo e relaxado. Sinta o cheiro do meio ambiente em torno de você. Sinta seus músculos relaxarem. Sinta o gosto de uma bebida quente, sinta seu aroma, sinta a xícara quente em suas mãos. Experimente o relaxamento. Torne-o real em sua imaginação, começando assim a torná-lo real em sua vida.

Se o relaxamento não acontecer de primeiro momento, lembre-se que para as coisas mudarem ao seu redor é necessário praticá-lo pelos menos 30 dias seguidos. O esforço compensa.

Por Marcia Rodrigues


Nenhum comentário: