terça-feira, 27 de julho de 2010

Nossos medos.




Quem é 100% corajoso levanta a mão? Quem nunca tremeu perante uma situação?

Todos nós tememos alguma coisa. Todos nós sentimos aquele frio na barriga quando temos que tomar uma decisão difícil ou quando estamos em uma situação que envolva perigo.

No entanto nem todos admitem os seus medos. Há quem tenha medo do próprio medo. Há quem veja o medo como covardia.

Mas afinal o que é o medo?

O medo, esse sentimento que nos faz tremer internamente e que as vezes é assustador, tirando até mesmo o nosso sono, é um sinalizador que mostra que há perigo ou que estamos na direção errada. É o nosso indicador interno de que chegamos ao nosso limite e que esse deve ser respeitado. E nossos limites são criados por nós mesmos através de nossas crenças e valores. Se quisermos vencê-los, primeiro é necessário trabalhar aquilo que eu acredito e valorizo.

Se achar que deve mudar suas crenças tem todo direito. Mude aquilo que causa tristeza, raiva, angustia e outros sentimentos que nada contribuem para a sua felicidade. E se ao mudar você sentir uma sensação de alívio, é provável que o medo tenha desaparecido indicando que um limite foi superado. Então ficará mais fácil resolver o problema. Caso contrário, ao passar por cima do que está sentindo arrumará sérias complicações e poderá se arrepender profundamente.

O melhor caminho para vencer o medo é a paciência. De nada adiantará querer mostrar para os outros uma força que na verdade não existe.

Se for necessário resolver um problema, antes de adotar uma atitude que ao mesmo tempo cause medo pela insegurança de não saber se dará certo ou não, o correto é aceitar esse medo, enfrentá-lo, admitindo para si próprio que está com medo. A partir daí procurar entender o que causa esse medo.

Tenha a coragem de assumir sua falta de coragem. Isso resultará em benefício para si e para os outros.

Aceitar os nossos sentimentos é respeitar a si mesmo.

Pense nisso!

Por Katia Santos Julio

Nenhum comentário: