domingo, 2 de outubro de 2011

SAÚDE É EDUCAÇÃO, SEGUNDO A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL




Geralmente se entende por ‘cura’ o alívio dos sintomas físicos. Quando a cura não se processa pelos meios medicamentosos ou cirúrgicos, atribui-se o problema a questões emocionais e psicológicas. E as pessoas são jogadas de um especialista para outro, em busca de solução para seus sofrimentos.

Esta visão está mudando. Saúde é um estado que começa a ser visto como um bem estar geral. Isto começou com a compreensão da importância dos fatores emocionais na vida das pessoas. E foi evoluindo para o entendimento de que a saúde não é uma condição estática, independente, que se alcança apenas mediante uma intervenção cirúrgica ou medicamentosa. Pelo contrário, ter saúde requer um esforço diário preventivo em todos os aspectos de nosso ser, e isso não pode ser delegado a terceiros.

Uma grande contribuição foi dada pela Psicologia Transpessoal, quando afirma que a cura fica incompleta se a aspiração humana pela transcendência não for levada em consideração. Por isso, toda sua metodologia tem sido aplicada à investigação psicológica vivencial, no sentido de incluir as experiências psicoespirituais no cotidiano das pessoas.

As Grandes Tradições da antiguidade se referem à saúde como um estado de Bem Estar que resulta da integração equilibrada dos níveis de consciência físico, emocional, mental, existencial e espiritual. Chamavam estes níveis de A Grande Cadeia do Ser. E afirmavam que cada nível desta Grande Cadeia transcende, mas também inclui os seus anteriores. E todos os aspectos do Ser deveriam ser levados em conta, porque saúde é uma experiência integral, tem a ver com nosso Ser por inteiro. Vejamos:

Saúde Física: destaque para os cuidados preventivos e para a responsabilidade do próprio paciente no tratamento. Atenção especial à alimentação, aos exercícios físicos e ao sono.

Saúde Emocional: não existe saúde integral se o bem estar emocional não é levado em conta. As emoções como o medo, a raiva, a inveja, a frustração, o ciúme, são químicas corrosivas para a saúde. Geralmente, nossos sentimentos mais danosos são negados, e se escondem sob a capa do inconsciente.

Saúde Mental: nossos pensamentos, idéias e crenças, conscientes ou inconscientes, criam nossa realidade imediata. As palavras que usamos criam padrões energéticos que moldam o nosso ser no mundo. Do ponto de vista transpessoal, a cura implica numa revisão completa de tudo aquilo que pensamos e de como podemos reorganizar as palavras em nosso favor.

Saúde Existencial: dimensão da consciência onde a pessoa se confronta com as limitações inevitáveis da vida, como a solidão e a morte. Instância que demanda coerência interna entre palavras e ações, sentimentos e atitudes. A saúde nesse nível resulta da integridade e da consistência interior.

Saúde Espiritual: abertura às dimensões transpessoais da existência. Requer disciplina interior, humildade na busca e persistência no jornada. Exige, acima de tudo, uma disposição para a verdade. A busca espiritual confere autenticidade, paz interior, compaixão e gratidão por todas as experiências vividas, sejam elas agradáveis ou não.

Criar um estado de saúde é um aprendizado que pode ser desenvolvido, não importa a idade nem a condição social. Na verdade, saúde é uma questão de educação. Para muitos, a dor e o sofrimento têm sido os mestres cruéis desse aprendizado. Mas não tem de ser assim, sempre. Podemos assumir o comando de nossa existência e aprender de forma mais leve e sem sofrimento.

Por isso, a Psicologia Transpessoal desenvolveu uma abordagem psicoespiritual eficaz e intensiva, com ênfase na experiência pessoal, para aqueles que querem aprender a ter mais saúde e felicidade na vida. Principalmente, para aqueles que querem se tornar mestres de si mesmos.

Por Mani Álvarez


Nenhum comentário: