sábado, 12 de setembro de 2009

Auto-estima


Buscar felicidade, quando estamos no estágio humano, é o que todos queremos.

Nossa ignorância sobre o real significado de uma encarnação nos coloca nesta posição. Só buscar felicidade acaba nos colocando em uma situação equivocada quanto ao significado de viver uma vida plenamente feliz. Portanto, não é errado pensar assim quando estamos em um estágio de absoluto desconhecimento do que efetivamente significa ser feliz.

Ela, uma vida terrena, é um presente para a essência. Até cumprirmos todo o Zodíaco só evoluímos enquanto encarnados. A Terra é o útero do Universo.

Não é por um acaso que o momento atual se chama PRESENTE. Ele, o momento presente, serve para que consigamos nos superar, para que tenhamos consciência de que a vida é Causa e Efeito, para que saibamos respeitar o Livre-Arbítrio de nosso irmão, para que não julguemos, não roubemos e não matemos.

Pronto, está dada a receita... Mas o mais difícil é fazer isso, viver de forma correta. A cada segundo, somos testados para verificar se já aprendemos a lição. As dificuldades têm esta finalidade. São testes de conhecimento e sabedoria.

Há várias formas de se matar e não nos damos conta disso. Quando me deparei com esta verdade pensei: fácil... jamais vou matar uma pessoa! Portanto, esta afirmação é simples de ser acatada.

Meu Mestre ND me mostrou que as coisas não são bem assim...

O real significado da afirmação "Não Matar" é pura ignorância minha. É óbvio que não se deve matar um ser humano. Mas... podemos matar um animal? Não, não podemos. Podemos "matar" a iniciativa de uma pessoa? Não, não podemos. Podemos "matar" uma planta? Não, não podemos. Pense nisso e irá perceber quantas atitudes e seres não podem ser "matados" por nós.
Podemos e devemos matar insetos, ervas daninhas, peixes, por exemplo. Estes não possuem essência.

Enfim, o objeto deste texto é Auto-Estima. Apenas demos um pequeno exemplo dos valores que compõem uma vida para mostrarmos que a nossa Auto-Estima está ligada aos nossos valores e é com eles que iremos aprender. Portanto, nossa Auto-Estima está intimamente relacionada ao que pensamos e ao que consequentemente colhemos por conta de nossas atitudes.

A base é simples. Não se consegue elevar a Auto-Estima de uma pessoa dando presentes. Não se consegue elevar a Auto-Estima de uma pessoa proporcionando viagens de recreio. Não se consegue elevar a Auto-Estima de uma pessoa adestrando-a. É preciso passar ensinamento e mostrar valores.

Tudo o que se toca, neste aspecto chamado Auto-Estima, é efêmero. Passada a sensação momentânea de alegria, tudo volta a ser como era antes. O Vazio da alma não consegue ser preenchido com coisas sem valor sentimental. Começamos a ser verdadeiramente conhecedores de nossas verdades quando a nossa felicidade brota de dentro para fora. Uma boa semente só germina em solo fértil. O nosso solo fértil está em nossos valores.

Se não sabemos para onde vamos, qualquer caminho pode ser tomado. Recomendo que cada um faça uma avaliação dos seus valores e assim comece a entender que uma vida é um presente para a nossa evolução interior. As coisas materiais são importantíssimas, mas jamais fundamentais. Elas sempre dão uma falsa sensação de prazer, mas, sinceramente, a vida é outra coisa.

Quanto terminei minha Palestra em Toledo - (PR), na semana passada, encontrei uma moça chorando, sentada na escada de acesso ao Teatro Municipal. A palestra tinha mexido muito com os sentimentos dela. Reconheço que a palestra foi muito forte e que peguei pesado...

Também sentei na escada, falei com ela e após conhecer seu problema, ela finalizou dizendo:
- Estou pensando em ir embora de Toledo...
Disse-lhe em resposta:
- Acho que não vai dar certo, porque você vai levar você consigo... Seu problema não é a cidade. Seu problema é você. Há que fazer uma faxina nos valores que não lhe servem. Só depois disso poderá saber o que realmente você quer e precisa para aprender a viver...

Daqui para frente cabe a ela resolver os seus problemas. Apenas lhe passei o começo do caminho. Cabe a ela decidir o que fazer com a sua vida...

Portanto, primeiro temos que nos posicionar frente ao Universo e descobrirmos qual a nossa missão aqui neste espaço. Sem isso, qualquer valor carece de fundamento básico.

Sem esta análise, a nossa Auto-Estima pode ficar prejudicada em cada segundo do nosso dia.

Neste texto, demos um pequeno exemplo do real significado da afirmação Não Matar... Matar uma idéia também é crime... Matar uma iniciativa também é crime... Nós é que saldaremos os nossos crimes perpetrados com cobranças e retornos...

Viu, como é fácil ser feliz com muito pouco dinheiro no bolso? Basta saber o que estamos fazendo aqui neste planeta e lembrarmos que DELE, NADA LEVAREMOS, a não ser a experiência de nossos atos no dia-a-dia. Por isso, o momento atual se chama PRESENTE.




Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.




2 comentários:

Menino_Luz disse...

Ola Bom dia,
desvcobri o seu blog a fazer uma pesquisa sobre a luta entre ego e alma, para saber se poderia saber mais de como poder evoluir mais como pessoa e ser de luz.
Vim parar ás suas palavras e fiquei muito feliz porque me identifico com muito do que aqui tem escrito.
queria-lhe deixar os meus parabens pelo trabalho de informação desenvolvido. Isto é luz

Bel Bezerra disse...

Seja muito bem-vindo menino Luz, fico feliz em poder ajudar !
Namastê.