sábado, 25 de julho de 2009

"Cheio de Larvas"

Os Italianos à epoca do grande império, senhores do mundo, tambem tinham algum espaço para as apreciações metafisicas. "cheio de larvas", é como acreditavam que o individuo louco estava.

Ouví outro dia, que o Vaticano está preparando grupos de padres exorcistas, e que estas praticas, me parece, será democratizada dentro da igreja Católica.

Já era tempo de tornar à luz, aquilo que eles sempre fizeram entre eles, veladamente, desde as primeiras igrejas Cristãs, ou primitivas.

Estes procedimentos na verdade, fazem parte do ritual de todas as igrejas e religiões de todos os povos. Hindus, Chineses, Caldeus, Persas, Babilonios, povos que nos ensinaram a pensar.

Os Gregos, que condensaram o conhecimento dos povos antigos tambem consultavam os seus oráculos, adoravam os seus espiritos ou divindades, se defumavam, purificavam os seus corpos com banhos de ervas apropriadas, e procuravam seus templos onde recebiam suas benzições.

A igreja catolica na verdade não quís perder o bonde da historia. Fez muito bem!

Uma coisa porem, me deixa profundamente encabulado: As igrejas evangélicas não "tradicionais", bitoladas e conservadoras, que conseguiram abrir seu espaço, criticando justamente estas práticas, hoje, a maioria delas ja recebe o "espírito santo" e falam linguas estranhas. Outras, recebem "anjos" e usam uma linguagem que ninguem consegue entender, só o pastor ou algum "iluminado", tem a dádiva de interpretar e outras, ja estão admitindo as seções de descarrêgo, passes maravilhosos, e tudo aquilo que a Umbanda dos nossos Índios, já fazem há centenas de anos atrás, ou milhares.

Estas igrejas imensas, templos grandiosos, vivem repletos do espirito santo; Os anjos descem em "legiões" e carregam para o inferno as forças demoníacas.

Não todos, mas boa parte para manterem seus privilégios, uma dose muito grande de fanatismo, ou total desinformação, caem de pauladas nas "tendinhas" de umbanda (pobrezinha da umbanda), quem vai defendê-la dos ataques destes imitadores boa parte impostores ou aproveitadores?

Bem verdade, é que boa parte destas "seitas", as que mais enriquecem, utilizam a matéria prima garimpada nos centros de umbanda, ou "casas de encôsto", é como eles apelidaram os centros espíritas umbandistas.

Ora, se quase toda doença é de fundo psicologico, é de origem espiritual, nada como o velho e bom caboclo "arranca tôco", ou o "sete encruza", disfarçado, de terno e gravata, para fazer a limpeza psíquica, ou retirada de "larvas".

O resto fica por conta da fé e do aparente status social.


Mas tudo isto é muito bom, e louvado seja Deus! Queria mil templos evangélicos na minha cidade, ao invés de uma "boca de fumo".

Minha cidade seria melhor desde que, com honestidade e muita humildade, estes dignos representantes de Cristo na terra, respeitassem a crença alheia.

A paz do senhor, irmão!


Às mães de santo do Brasil,

E à mão abençoada das benzedeiras de Minas Gerais!

Joao das Flores http://www.macacosecolibris.com/perfil.php

Nenhum comentário: