sexta-feira, 25 de junho de 2010

O significado de Namastê





Quando alguém chega à "CEU" pela primeira vez e é saudado com namaste, sente que a sonoridade acolhedora da saudação transcende à sua compreensão.
Muitos chegam a arriscar um "adamastê" ou algo parecido. Outros hesitam em juntar as mãos na altura do peito e fazer um meneio de cabeça. Mas o que vem a ser namaste?

Originado do sânscrito, namaste é um mantra, um gesto e sobretudo uma atitude interna que transpõe o indivíduo à divindade do outro, evocando reverência e quietude. É o reconhecimento de almas, uma forma singela de meditação, uma vibração que se exterioriza quando existe intenção de paz e harmonia. "O postulado celeste inclui namaste em sua ritualística como símbolo de submissão à Lei Divina.Para comungarmos da força de um ritual é preciso subjugar nossa personalidade e lançar por terra a descrença, o desdém e a indisciplina", explica Kabir da Pérsia, Sumo Sacerdote da "CEU".

Na Índia namaste ou namaskar é uma saudação ao homem interno e denota aceitação, disponibilidade e amor. Para os indianos, a palavra sagrada significa ‘Deus em mim saúda Deus em ti’. Já no Nepal, este significado recebe uma interpretação parecida: ‘Eu te reverencio porque em ti habita todo o universo, porque tu és amor, verdade, luz e paz. Quando tu estás dentro de ti e eu dentro de mim, somos a Unidade’.

O gesto namaste é feito unindo-se as palmas de ambas as mãos na altura do chakra cardíaco e inclinando levemente a cabeça. Pode ser feito também unindo-se as palmas das mãos na altura do chakra frontal, inclinando levemente a cabeça e descendo as mãos até o cardíaco. No Ocidente, o gesto é geralmente acompanhado da palavra.



No Oriente, o gesto fala por si mesmo. Em seu livro ‘Descumprimentos de promessas e juramentos’, Ubirair do Nascimento, Patriarca Xazyr I da IEVE (Irmandade Espiritualista Verdade Eterna), diz que no "gesto de ficar com as mãos postas, entre elas fica um espaço que é preenchido pelas energias palmares".

Um gesto simples como namaste pode transmitir um sentido de acolhida, paz, tranqüilidade, respeito e unidade. O gesto conduz o ser humano à reflexão de que é preciso agir e viver tendo sempre como ponto de partida o coração, morada da divindade. Por tudo isso, da próxima vez que ouvir ou proferir essa palavra, faça com todo amor e respeito. Namaste.



Publicado originalmente no Mensageiro Celeste n.º 4, edição de setembro de 2003.




Nenhum comentário: