sábado, 17 de abril de 2010

Vergonha do passado refletindo na auto-estima


Todos nós já fizemos coisas e cometemos erros que nos fizeram sentir vergonha, culpa e arrependimento. Na minha experiência como terapeuta, vejo que é bastante comum esses três sentimentos andarem juntos e se manifestarem ao mesmo tempo com relação a eventos negativos do passado.
Vou detalhar como é que estes sentimentos baixam a nossa auto-estima.

Quando você sente vergonha de algo que você fez, inconscientemente sentirá uma tensão, um medo de ter o seu passado exposto, que alguém venha a descobrir. E ainda que seja algo totalmente impossível de ser descoberto, vem o sentimento de culpa, auto punição, condenação de si mesmo.

Mesmo que você não fique se lembrando diariamente do que aconteceu, a preocupação fica no inconsciente, aumentando a ansiedade, influenciando o seu comportamento. Talvez você venha a desenvolver um comportamento mais tímido, atitudes de insegurança. Quanto maior a vergonha maior os efeitos negativos.

Pare e pense nesse momento, se sua vida fosse completamente aberta e exposta, o que o deixaria envergonhado? Que eventos do passado você não desejaria que outras pessoas soubessem (amigos, pais, marido, mulher, filhos, sociedade em geral)?

A vergonha pode estar associada a coisas que você fez ou a eventos onde você foi a vítima. Pessoas que passaram por abuso físico, sexual ou moral normalmente vão sentir muita vergonha do que ocorreu.

Eventos que podem parecer bobagem para uns, tornam-se motivo de grande vergonha para outros. Outro dia estava fazendo *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) online em um cliente que havia perdido parte da memória depois de um acidente. Já havia se passado vários anos do acidente, e ele escondia o fato de que não lembrava de muitas coisas do passado pra família e pessoas do trabalho. Quando os familiares começavam a relatar eventos do passado, ele simplesmente fingia lembrar. Se sentia envergonhado, com menos capacidade, medo que os outros o vissem como uma pessoa menos competente do que era antes. Cada um terá os seus motivos específicos para se sentir envergonhado.

Depois de descobrir os eventos que você sente vergonha, você pode tratar o sentimento com a EFT, para se sentir em paz. Faça um exercício mental: imagine que todo mundo descobriu, ou uma pessoa em particular, o que você jamais desejaria que soubessem. Se pergunte a você mesmo: Porque eu sinto vergonha? O que me dá mais vergonha? De quem eu sinto mais vergonha? Sinta tudo que virá à tona, todos os sentimentos e respostas. Com isso você terá um conteúdo emocional a ser trabalhado.

Aplique EFT de forma persistente para todo tipo de sentimento que surgir, até que você consiga se sentir em paz, mesmo pensando na possibilidade de ser descoberto, até que você tenha se perdoado totalmente e não sinta mais vergonha do que ocorreu.

Aplico sempre esse procedimento quando estou tratando alguém e os resultados são muito bons. Lembrando que não é necessário expor pra todo mundo o que ocorreu, é apenas um exercício para simular essa possibilidade que é um medo inconsciente.

Durante esse processo, muitas vezes surgirá o sentimento de culpa e arrependimento. A vergonha normalmente vem do fato de que você se sente culpado, da autocondenação, do julgamento de si mesmo, da não aceitação do erro cometido, de não ter se perdoado ainda completamente, além do medo do julgamento.

Não assumir os erros quando eles acontecem é um indício de pontos negativos na auto-estima. Tem pessoas que constantemente se esquivam, negam e não assumem os seus erros, mesmo quando estes são visíveis pra todo mundo.
No caso da vítima, mesmo racionalmente sabendo que não teve culpa do que aconteceu, ainda assim, a pessoa costuma se sentir culpada. Não basta avaliar o que a parte racional nos fala. É preciso sentir o que as emoções nos dizem, e elas podem estar indo totalmente contra a lógica.

O processo da EFT é justamente para tratar, eliminar e dissolver estes sentimentos negativos, não importando se eles são justificáveis ou se são completamente absurdos. É um processo para que você se sinta em paz, independente do que passou, do tamanho do erro ou de quem foi o culpado.

Pessoas que conseguem falar do passado, dar depoimentos, palestrar em cima de experiências negativas ou erros que cometeram, sem vergonha, culpa ou remorso, indicam com este comportamento ter amadurecido e se perdoado. Pelo menos me parece um sinal de que a pessoa está lidando de forma saudável com seu passado.

Vamos fazer uma comparação. Quando você era criança, certamente cometeu erros dos quais se envergonhou. Fez coisas que na época jamais teria coragem de admitir para seus pais, professores e amigos. No entanto, o tempo foi passando. Você se tornou um adulto. Amadureceu emocionalmente. E agora você consegue falar dessa experiência da infância com leveza, sem vergonha, às vezes até mesmo com bom humor. Isso ocorre porque você já superou completamente e se perdoou integralmente, e hoje você enxerga o fato de uma perspectiva totalmente diferente.

É dessa forma que deveríamos sentir ao lembrarmos de outros erros que cometemos na idade adulta: nos enxergar como uma pessoa que foi imatura no passado, que cometeu um erro, mas que isso ficou no passado e que agora é como se fossemos mais adultos emocionalmente e conseguimos olhar para trás de outra perspectiva.

Certamente que não é fácil se sentir dessa maneira. Muitas vezes queremos amadurecer e crescer, mas não conseguimos, é mais forte do que nós. A EFT é uma ferramenta que torna esse trabalho possível, e de uma forma muito profunda e rápida na maioria dos casos.


EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: http://www.eftbr.com.br/ e solicite o seu manual. Veja também sobre cursos, atendimentos terapêuticos online e muito mais.


Andre Lima
é engenheiro civil graduado pela Universidade de Pernambuco em 2001. Ha três anos começou a se interessar por terapias holísticas e hoje trabalha com terapias energéticas como Reiki, e mais recentemente a EFT (Emotional Freedom Techniques). Devido aos resultados espantosos que esta última técnica possibilita, ela se tornou o principal instrumento de trabalho. Fobias e memórias traumáticas de todos os tipos e sentimentos negativos podem ser eliminados com relativa facilidade com a EFT. A técnica possilibita ainda tratamento por telefone ou online, via skype ou msn (utilizando o áudio) com resultados tão bons quantos as consultas presenciais. Para saber sobre a EFT e começar a aprender a técnica, você pode solicitar o manual gratuito pelo email: andrelimareiki@gmail.com Veja mais sobre a técnica no meu site: www.eftbr.com.br e assista também o vídeo introdutório legendado sobre o assunto.

Nenhum comentário: