A BAGUNÇA PODE ESTAR ATRAPALHANDO SEU CASAMENTO
Por Priscilla Saboia
Se uma xícara fora do lugar já foi motivo de briga, este texto é para você.
Escutar todos os dias a mesma pergunta: "querida, você sabe onde está a chave do carro?" ou "amor, você viu a chave de casa?" não é bem o que a gente quer nesse mundo, que já nos exige tanto, não é verdade?
Um relacionamento, seja ele namoro ou casamento, já é complicado por si só. Duas pessoas que vêm de famílias e criações diferentes resolvem "juntar as escovas de dente" e, de repente, tudo muda. Os hábitos de cada um vêm à tona e é preciso muito jogo de cintura para fazer tudo dar certo.
É certo que precisamos de muito entendimento desde o início do relacionamento para que tudo dê certo. As conversas têm que ser constantes e o respeito muito grande. Mas se tem uma coisa que eu vejo acabar, literalmente, com muitos casamentos é a bagunça de um dos parceiros, ou mesmo dos dois.
Sabe o que acontece? A gente vai abrindo mão e não fala nada porque acha que tem que precisa ceder a tudo. Até que uma hora resolvemos explodir porque uma xícara está fora do lugar.
O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER ANTES DE PARTIR PARA ORGANIZAÇÃO
Bom, vamos por partes... Primeiro é muito importante, sim, respeitar que cada um tem um jeito, que um pode ser mais organizado que o outro e que as coisas levam tempo para se ajustarem. Você não pede para uma pessoa mudar os hábitos e ela já acorda organizada no dia seguinte.
Segundo, é importante que todos os moradores entendam que a casa tem tarefas que são do lar como um todo - e não da mulher ou do homem. Vocês podem até decidir que um faz isso e outro aquilo, mas o objetivo é que ambos façam sua parte para ter um lar mais agradável, para que cheguem em casa e tenham vontade de realmente ficar juntos e ver uma televisão, por exemplo.
POR QUE A FALTA DE ORGANIZAÇÃO ATRAPALHA AS RELAÇÕES?
Abrir mão, se ajustar um pouco ao outro e ceder fazem parte do vocabulário do casamento. Por isso mesmo já vi muitas mulheres e homens chegarem aos meus cursos ou me chamarem para organizar suas casas com a seguinte frase: "essa é nossa última tentativa, se ele (a) não se organizar, a gente vai se separar".
Na maioria das vezes eu chego e vejo coisas do tipo: pessoas que trabalham em casa e acabam invadindo o espaço do outro porque não têm mais onde colocar livros, roupas ou objetos - e acham que está tudo bem o outro ter um espaço menor do armário. Casais que muitas vezes perdem o prazer de conviver porque cozinhavam juntos e hoje a cozinha é um caos que eles acham que não tem jeito. Ou mesmo casais que simplesmente têm pouco tempo juntos por causa dos filhos e, quando conseguem um momento a sós, simplesmente não conseguem ter uma relação sexual porque não encontram o preservativo.
QUANDO VOCÊ TIRA A BAGUNÇA, ENCONTRA A PESSOA PARCEIRA
Bom, a primeira coisa que eu falo é que não adianta um dos dois querer resolver através da organização, se o outro não estiver completamente aberto ao processo. A organização de uma casa pode trazer, sim, um ambiente mais gostoso, mais harmonia e muito mais felicidade, mas cabe aos dois quererem mudar. Um aceitando um pouco mais o outro, entendendo que leva tempo; e o outro querendo participar da organização e de todo o processo não só como um resgate do casamento e da relação, mas do amor-próprio, de sua própria vida e das suas coisas.
Olha, quando isso acontece é mágico. Já vi cada coisa incrível acontecer após um processo de organização... Muitas vezes o que ocorria era que a bagunça estava ali no meio dos dois e eles já não se viam mais, não se entendiam.
E quando a gente tira a bagunça, os dois se encontram novamente.
Já vi, inclusive, casais que não conseguiam ter filhos, mesmo após várias tentativas (inclusive de fertilização), e que após a organização do tal quartinho que seria do bebê, mas que sempre esteve entulhado de coisas, conseguiram engravidar. Antes, não havia "espaço" para um novo ser naquela casa.
O que eu quero dizer é que a organização da sua casa faz toda a diferença na energia do lugar que vocês moram, então, conversem sobre isso. Não deixem pra depois. É um processo que vem aos poucos, então comece hoje. Depois me conta o resultado.